Oceanos 20
O Oceano no G20
A presidência brasileira do G20 inovou na agenda oceânica ao formalizar um Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre o tema, chamado Oceanos20 ou Oceans20, em inglês (O20).
O Oceans 20 Brasil (O20) foi um Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre o Oceano, que iniciou suas atividades em um encontro inaugural na Casa G20, no Rio de Janeiro, atual capital do G20, em 18 de março. O grupo é coordenado pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, em colaboração com o Pacto Global da ONU, o Fórum Econômico Mundial, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO).
O O20 marca um ponto histórico no reconhecimento do oceano na agenda do G20, reconhecendo seu papel crucial para o planeta e sua importância para a sociedade. O Oceans20 desenvolveu recomendações e agora insta os líderes do G20 a integrar essas prioridades às políticas climáticas, de desenvolvimento e comerciais para um futuro sustentável dos oceanos. O Comunicado: “Impulsionando a Prosperidade Econômica, a Ação Climática e a Segurança por meio da Administração dos Oceanos: Um Apelo à Liderança do G20”.
Para acompanhar as atividades do Oceans20, visite a página do grupo!