2023 - 2025 [Coordenação]

Ressoa Oceano

Rede de comunicação colaborativa para promover a Cultura Oceânica.

A Década do Oceano, iniciada em 2021, já soma inúmeros esforços em prol da divulgação da ciência, da democratização do conhecimento e de avanços na cultura oceânica. A comunicação é central para atingirmos as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (vida na água) e os objetivos esperados da Década para transformarmos “o oceano que temos” no “oceano que queremos”.

Nesse cenário, os conteúdos de divulgação produzidos atualmente encontram-se dispersos, o que dificulta o acesso à informação.

Além disso, há uma necessidade crescente de produção de conteúdos, o que depende fortemente da formação de uma rede de especialistas no ambiente marinho e jornalistas com esse foco. Este projeto é pioneiro ao propor a criação de essa rede colaborativa para a curadoria e produção de conhecimento em acesso aberto e amplo para a sociedade e para ser uma plataforma de referência para cultura oceânica no Brasil e países lusófonos. 

A rede Ressoa Oceano aposta na ação colaborativa de atores sociais diversos, na transdisciplinaridade e na capacitação para potencializar a visibilidade e a qualidade das pautas nos debates sociais; na divulgação de conteúdos atuais sobre oceano; no apoio a e no oferecimento de fontes de informação de qualidade e diversas para a mídia e na curadoria de informações.

A iniciativa tem potencial de mobilização de ações e de capacitação para conscientização e mudança de comportamento em relação à cobertura, percepção e visibilidade sobre o oceano, com potenciais desdobramentos sobre políticas públicas. A Rede será uma plataforma online hospedada na Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano (USP) baseada nos princípios de equidade, diversidade,e inclusão (EDI) em 3 frentes de atuação:

  1. Curadoria de iniciativas de comunicação existentes;
  2. Capacitação de Especialistas e Jornalistas para amplificar a divulgação científica;
  3. Produção/Divulgação de conteúdos. A Ressoa Oceano preencherá uma importante lacuna que ainda dificulta a compreensão sobre a importância do oceano pela sociedade e a realização de ações para termos o “oceano que precisamos para o futuro que queremos”.

Parceria: Labjor-UNICAMP; Liga das Mulheres pelo Oceano; Ilha do Conhecimento

Compromisso para o Futuro do Oceano